terça-feira, 17 de julho de 2007

Para publicitários e marqueteiros de plantão

O texto a seguir, é a reprodução na íntegra de um panfleto “anônimo” distribuído no maior festival de propaganda do mundo, o Festival de Cannes 2007. Sem uma identificação de autor precisa, seu conteúdo é direcionado aos profissionais de comunicação e fala sobre temas como consumo, ativismo e meio ambiente. Vale a reflexão.

A Hipótese do "Google Feedback"


Imagine este cenário: Googlebots navegam pela web procurando por frases que incluam as palavras ’Eu quero...’. Em todos os idiomas. Isso é o tipo de coisa que o AdSense faz, de qualquer jeito. Agora imagine o Google dando esta informação para companhias investidoras que analisam estes desejos demograficamente, geograficamente, etc. Eles descobrem uma constelação de desenvolvedores, advogados e consumidores que estão começando a formar um mercado experimental para, digamos, carros elétricos. E começam a investir em indústrias que desenvolvem e defendem esse produto. Blogs sobre o assunto vão aparecendo enquanto o debate sobre a tecnologia se espalha.



O próximo ponto é o mais interessante: as pessoas começam a perceber que estão sendo ouvidas. Este retorno deflagra a criação e ajuste de ambientes de mercado para estes assuntos ’ouvidos’, a partir da idéia de que o ato de expressar e compartilhar tais desejos nos levaria a uma espécie de Governança de Código Aberto, acima das forças de produção. Projeções de mercado começam a aparecer e mercados especulativos são criados com o propósito de aplicar estas previsões, também conhecidas como ’Mercado de Informações, Mercado de Decisão ou Mercado de Idéias’, onde pessoas são desafiadas a colocar seu dinheiro e fazer apostas sobre o futuro. A partir daí, a indústria estabelece seus investimentos e passa a fazer parte deste diálogo.



Em outras palavras, muitas decisões econômicas e políticas são alcançadas coletivamente, e os consumidores começam a trabalhar em conjunto com estas forças.



Quem não entra nessa?

O problema é que isso está acontecendo em um momento da história onde os políticos do planeta não estão trabalhando juntos de jeito nenhum. Testemunhamos a falência do encontro do G8 agora em junho na Alemanha. A consciência coletiva está apenas acordando para esta realidade.

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Abrindo a mente capitalista



Quando a sobrevivência se transformar em uma questão global (vide o Live Earth), aí sim a consciência por si mesma deverá se transformar em uma força global que encare estes fatos e acontecimentos. Nós precisamos desenvolver uma síntese de decisões político-econômicas em escala global.



Junto com os nossos clientes.



Nossa sobrevivência depende disso.



Contatos: treehaus@gmx.net

Fonte: Meio e Mensagem

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