domingo, 15 de julho de 2007

Mais sacolas biodegradáveis

Há alguns dias postei aqui no blog um texto falando dos benefícios ecológicos trazidos pelo uso das sacolas oxi-biodegradáveis, inclusive como uma dica para empresas que querem conquistar o consumidor com uma imagem ambientalmente responsável.

Pois a boa notícia é que parece que a sacolinha vai pegar mesmo. Um projeto de lei do deputado paulista Sebastião Almeida já foi aprovado pela Assembléia Legislativa e, se sancionado pelo governador José Serra, vai obrigar lojas e supermercados de São Paulo a oferecer a sacola de plástico biodegradável a partir do ano que vem.

Aqui no Paraná, as redes de supermercados Condor e Super Muffato também aderiram ao uso desta tecnologia, o que representa mais de 100 milhões de sacolas/mês não poluindo por centenas de anos o meio ambiente. Além disso, segundo uma amiga minha que trabalha na Prefeitura de Curitiba, nas feiras de alimentos organizadas pelo município já estão sendo utilizadas as sacolas oxi-biodegradáveis. Tomara que a moda pegue.

Um comentário:

Anônimo disse...

O único problema das sacolas oxibiodegradáveis é que a emissão de CO2 não renovável na atmosfera não acontecerá ao longo de 500 anos, mas em 6 meses até um ano, pois estas sacolas ainda são feitas a partir do petróleo, que não é renovável. Desta forma, estaremos emitindo mais CO2 na atmosfera em um momento em que devemos diminuir a emissão.
O que devemos fazer é utilizar sacolas de forma mais racional. Reutilizá-las. As sacolas oxi-biodegradáveis não educam o estilo de vida das pessoas para a reutilização/eficientização.