terça-feira, 14 de agosto de 2007

Receita da sustentabilidade

Segue um trecho de texto muito interessante que retirei do site do portal Terra, através do qual o norte americano Andrew Savitz, autor do livro Empresa Sustentável, afirma que atualmente as empresas que buscam unicamente o lucro se tornarão insustentáveis.

“Segundo especialista, a empresa deve buscar o ponto de equilíbrio entre ganhos para seus sócios e investidores e uma gestão responsável dos pontos de vista social e ambiental. Na visão de Savitz, as empresas que se atêm à exploração dos recursos humanos e naturais em busca exclusivamente de lucro são empreendimentos insustentáveis, que encontrarão cada vez menos espaço num mundo em que a pressão de acionistas, investidores e consumidores por um comportamento social e ambiental responsável é crescente. "Sustentabilidade não é filantropia. Estamos falando de preservar, gerir e fazer bons negócios", disse o palestrante, segundo a jornalista Sílvia Lakatos, da Agência Indusnet Fiesp.

Savitz procurou mostrar as diferenças nas exigências para fazer negócios hoje e nas décadas de 1950 e 1970. "Nos anos 50, esperava-se que as empresas ganhassem dinheiro e fizessem filantropia. Nos anos 70, começaram a ser incorporadas as idéias de proteger o meio ambiente e assumir uma maior responsabilidade pelos produtos. Hoje, as empresas são cobradas para que promovam a diversidade, ajudem a recuperar o meio ambiente, combatam o trabalho infantil, monitorem a cadeia de suprimentos, promovam a saúde pública, gerem empregos e levem desenvolvimento para as comunidades em que atuam. E, é claro, precisam continuar ganhando dinheiro."

Fonte: portal Terra


Nenhum comentário: